Torta de Maçã na frigideira

Ingredientes para a massa

300g de farinha de trigo

200g de manteiga

1 gema de ovo

1 pitada de sal

100g de açúcar

Ingredientes para o recheio

10 maçãs fuji

suco de 1 limão

6 colheres (sopa) de manteiga sem sal

1 xícara e mais 2 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de água

Preparo

Misture a gema, a manteiga, o açúcar e mexa bem.

Junte a farinha de trigo e o sal. Prepare a massa e leve ao congelador por ½ hora. Aqueça o forno em temperatura média. Descasque e corte as maçãs ao meio, retire as sementes, esprema o suco de limão e reserve.

- Em uma frigideira, derreta a manteiga, junte o açúcar e a água e deixe formar um caramelo. Mexa para fi car todo de uma só cor. Tire do fogo, deite as metades de maçã na frigideira formando um círculo (a parte de fora da maçã virada para cima) e cozinhe em fogo baixo de 5 a 8 minutos, até o suco das maçãs começar a sair e misturar-se com o caramelo. Leve a frigideira ao forno e asse por cerca de 25 minutos, até as maçãs fi carem macias.

- Tire a frigideira do forno e aumente a temperatura.

- Enquanto isso, abra a massa em cima do papel de alumínio, formando um círculo um pouco maior que a boca da frigideira. Coloque esse círculo de massa sobre as maçãs. Aperte a massa em volta da borda da frigideira.

- Ponha a frigideira dentro de uma assadeira. Coloque-a na grade mais alta do forno por 15 a 20 minutos, até a massa corar. Passe a faca em volta da frigideira e desenforme a torta num prato. Sirva com sorvete de creme.

Tempo de preparo:

40 minutos.

Rendimento:

10 porções

Execução: fácil